Friday, August 15, 2014

Que a Força esteja com eles

Que a Força esteja com eles

Foto Reprodução/ A Razão
Foto Reprodução/ A Razão
Giulianno Olivar
Quando Guerra nas Estrelas estreou (há muito tempo atrás…), rapidamente se tornou um impressionante sucesso. Até hoje, quase 40 anos depois, a franquia idealizada por George Lucas permanece com uma maciça legião de fãs que levam a sério a filosofia do universo apresentado nos filmes. Essa saudável idolatria ganhou, em 2009, um registro próprio, o divertido Fanboys, que acompanha fãs cujo amor comum pela saga espacial os leva a fazer as mais improváveis loucuras.
Não que o filme seja destinado exclusivamente a fãs de Star Wars, mas ajuda um pouco se você tem uma noção razoável sobre a franquia – já que muitas piadas e referências dependem de um certo conhecimento prévio. Apostando em inúmeras situações absurdas, o longa já tem em sua premissa uma idéia esdrúxula: em 1999, às vésperas do lançamento do Episódio I: A Ameaça Fantasma, um grupo de cinco amigos decide invadir o Rancho Skywalker (local onde Lucas reside) e, de alguma maneira, assistir ao ainda inédito filme.

Fanboys é um filme de nerds, sobre nerds e para nerds. Seus personagens, todos fervoroso fãs de Darth Vader e Cia., possuem várias características – visuais e psicológicas – que são geralmente atribuídas (algumas pejorativamente) a nerds. Até as costumeiras rixas entre adoradores de franquias semelhantes são mostradas. Nesse caso, como não poderia ser diferente, o alvo são os Trekkers, fãs de Star Trek. Em uma das sequências mais hilárias, o grupo de Star Wars vai parar no meio de uma convenção trekkie – e a troca de insultos e golpes é inevitável.
Para alegria do espectador versado nos filmes, alguns atores da trilogia clássica dão as caras em Fanboys. Carrie Fischer, a Princesa Leia em pessoa, surge em uma ponta proferindo uma das mais icônicas frases de Episódio V: O Império Contra Ataca, enquanto Billy Dee Williams (Lando Calrissian) interpreta um durão juiz. Em um inspirado diálogo, outro ator da série é lembrado: Harrison Ford, o eterno Han Solo.
Sem efeitos e grandes espetáculos visuais, Fanboys aposta em um roteiro enxuto e inteligente e em um elenco afinado para alcançar seu objetivo. E o faz com sobras. Emocionante em alguns momentos, o filme acerta em cheio ao não endeusar a série sem esquecer seus defeitos: considerado o mais fraco de todos, A Ameaça Fantasma é sutilmente cutucado nos últimos instantes.

No comments:

Post a Comment

WHY YOU ANGRY